A Umbanda que conheço é…

Feita com amor, caridade, perdão e principalmente com respeito ao próximo. Na Umbanda a caridade e o amor devem ser espalhados entre os irmãos de fé, também, não só com os assistentes. Muitos de nossos irmãos sentem prazer em perturbar, desrespeitar e manter atitudes de semideuses perante outros irmãos, julgam-se superiores. Ninguém é melhor do que ninguém. Cada ser é único perante Olorum e dotado de qualidades e defeitos, portanto, todos, sem distinção, são especiais à  Olorum e Oxalá.

Precisamos aprender a respeitar o direito e o livre arbítrio de cada um.

Não é a idade, o tempo na religião, o terreiro maior ou menor que fazem um Umbandista. O Umbandista se mostra por seus atos morais e religiosos, no apoio que dá aos irmãos dentro e fora do terreiro, no respeito pelos Orixás e, na simpatia e humildade, no trato com todos os seus semelhantes.

Como posso respeitar meus Orixás se por pura antipatia, por não gostar do nome ou sem motivo aparente, consigo gerar energia negativa em relação a quem nunca me atingiu, só pelo fato de ter cismado com este alguém. São atitudes que não condiz com o Umbandista.

É incoerente alguém se dizer Umbandista, se intitular praticante da Umbanda e não ter tato nem humildade no trato e julgamento das pessoas.

Aprendi com Maria Conga a pedir sabedoria a Oxalá para não ir atirando, balas verbais, repletas de veneno em ninguém. Aprendi, também, com meu guardião Tiriri que se a companhia não é boa, melhor se retirar do que perder tempo com um espírito tinhoso que se julga iluminado.

Axé e luz de Oxalá para todos!

By: Raquel Elcain

13 responses to this post.

    • Obrigada, as palavras que escrevi retratam a realidade que vivo, é assim que vejo e conheço a Umbanda.

      Responder

      • isso é real ñ qeiramos fingir situações perante uma realidade q pouco conhecemos mesmo sabendo muito pois é uma realidade e encinamento infinito sempre estaremos em aprendisado o importante é ter fé e respeio esse é o primeiro caminho os demais adiqiremos com nossa evolução e vontade de aprender sejamos bons alunos e filhos da humbanda q tem muito as nos orientar …!!!

  1. Obrigada Meire pelas palavras carinhosas e verdadeiras, somos eternos aprendizes.
    Abraço fraterno!

    Responder

  2. Posted by Eliane c b casarin on 19/05/2013 at 23:42

    Parabéns pelo belo trabalho. Estou gostando muito dos seus textos, estão contribuindo significativamente para meu aprendizado e desenvolvimento mediúnico! Obrigada e que Olorum a proteja sempre. Abraço fraterno. Eliane Casarin.

    Responder

  3. Posted by Wagner Lima de Araujo on 16/01/2014 at 9:51

    Lindas palavras estou aprendendo muito e tirando várias duvidas e até alguns preconceitos e medos que tinha da Umbanda…Sou de uma familia catolica fechada para outras religios mais no seu Blog vi palavras de fé,força e esperança de um dia melhor para todos nós..
    Que Deus ilumine sempre seus caminhos e com a sua Luz ajudar muitas pessoal!!

    Responder

  4. Posted by Denise Godoi on 21/02/2014 at 20:37

    Que bela lição de inteligência e humildade espiritual minha irmã. Muito Axé para você.

    Responder

  5. Posted by Maria do Socorro Oliveira on 28/03/2014 at 11:38

    Olá Raquel!
    Parabens pelo seu blog.Fiquei impressionada com sua simplicidade e seu amor pela Umbanda. Estávamos precisando de pessoas iluminadas assim como você para divulgar e esclarecer sobre nossa Umbanda, muitas vezes mal compreendidas por tantos. Mais uma vez parabens e muita luz e muito axé para você.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: