Homenagem a Cabocla Jurema

http://youtu.be/Jt09hMYVLwA

♩♪♫♬ Foi Oxalá quem deu / A luz em seu olhar

Foi Ela quem mereceu / Ser uma estrela a brilhar ♩♪♫♬

Lá na Aruanda também / Ela tem seu valor

Cabocla Jurema é / Símbolo da caridade / Da fé e do amor. ♩♪♫♬

(letra e música de Raquel Elcain)

4 responses to this post.

  1. Posted by Sídia Dias dos Santos on 25/05/2011 at 14:29

    Eu acho que eu tenho medo da Cabocla Jurema,ela é muito brava,e me causa certos arrepios,não sei eu tenho a impressão que ela não gosta de mim,pode ser cisma minha mas toda vez que eu falo com ela,eu tenho medo até de abrir a boca,os caboclos são muito bravos,a maneira deles se expressarem é bem diferente das outras entidades.Nem Exú que eu tinha tanto medo e que agora tenho o maior respeito e admiração me causa tanto pavor,preciso tirar essa impressão de mim,seu Tranca Rua era a entidade que eu tinha mas medo,e hj tenho verdadeira paixão por ele,sei que ele me ajuda e me guia,eu escolhi ele pra ser meu protetor,mas a Jurema sei não viu,vou ter que melhorar bastante pra poder entender a maneira com que ela trabalha…Segunda feira eu cheguei no centro toda apavorada,tava me sentindo ruim,daí qdo vc falou que iria chamar Cabocla me deu vontade de sair correndo e vir embora sem me consultar,parece que eu tava advinhando que era ela.Me ajude a solucionar esse mistério que envolve eu e as caboclas,realmente eu não fico a vontade com elas,um bjo no coração!!!

    • Sídia, a Cabocla Jurema e os outros caboclos, não são bravos, são enérgicos. Eles são diferentes de preto-velhos que tem todo um jeito carinhoso e paciente. Os caboclos são de pouco falar, mais de muito agir, tratam os filhos com energia e não gostam que façam corpo mole diante das obrigações ou receitas ensinadas por eles. São diretos quando querem falar, não fazem rodeios, talvez seja isto, a sinceridade e franqueza deles, que você tenha receio. Um bju!

  2. Posted by Rafaela on 27/05/2011 at 7:05

    Sidia…vou te dizer uma coisa, a vc e a todos que entram nesse Espaço. Eu brinco muito que tenho medo da Cabocla Jurema, mas Jurema é uma das entidades mais generosas e bondosas que eu conheço. Já vivi de perto uma bronca da Jurema, mas já senti seu abraço num momento de desespero e posso te dizer que foi o melhor abraço da minha vida, pq eu sei que Jurema como Janaina e todos os outros caboclos não sao de passar a mão na cabeça de ninguém, talvez por acharem que ninguém ta nesse mundo pra ser “vitima” e sim para serem guerreiros incansaveis de Oxalá. Quando queremos algo temos que ir a luta, guerra contra nossos defeitos do espirito…contra inimigos, temos que lutar…Jurema é assim, uma Cabocla guerreira, lutadora, bondosa, generosa, amorosa, mas tudo na sua hora e momento certo. Jurema foi a única Cabocla que se tornou Cacique de uma aldeia, reza algumas lendas, que só criou sua filha, foi amarrada em arvoré, teve seu braço comido por uma onça e ainda liderou uma tribo. Jurema é um exemplo de vida, a quem eu devo muito e mais uma vez digo que quando brinco que tenho medo dela, nao é medo é respeito pq eu acho que devo tanto a Jurema que me envergonho qdo ela me chama a atenção seja como medium ou pessoa, acho que ela, Cabocla Janaina e todos os Orixás que amo merecem sempre o melhor de mim, como medium e pessoa. A energia de receber um Caboclo, so os mediuns como eu que amam em especial essa falange de Caboclos, sabe o que é..é um energia revigorante, que fazem com que todos os problemas fiquem pequeno e uma voizinha lá no fundo diz: “Vamos em frente…a dor, o sofrimento e as dificuldades são fundamentais à evolução”, Esses são meus amados Caboclos. Deixo aqui todo meu amor a eles, em especial a Jurema e Janaina…e a minha querida amiga Sidia, daria um conselho…tente olhar a energia dos caboclos por outro lado, tente entender a visão de vida deles, eles foram guerreiros, então são diferente dos pretos velhos sempre bondosos e amorosos, mas do jeito deles ele tb o são e se vc começa a enxergar com outros olhos, vai ver como eles irão contribuir e muito pra sua evolução espiritual, assim como contribuem todos os dia pra minha evolução. Paz e luz a todos!!!

    • Obrigada, Rafaela, por defender com tanto amor os caboclos e em especial a Jurema. Falar da Cabocla Jurema, para mim, é meio complicado. Ela é tudo em minha vida, minha companheira, amiga, mãe, irmã, enfim… é a Luz que me ilumina rumo ao Criador. Sem cabocla Jurema eu não seria um Ser tão compromissado com o amor, a caridade e o perdão. Fico feliz e, por que não, orgulhosa por ver que minha filha de sangue e filha no santo tem tanto amor e tanta gratidão por quem só nos ensina a crescer e tentar ser alguém melhor. Que Jurema e Janaina estejam sempre ao teu lado iluminando e auxiliando a sua evolução espiritual na caminhada neste planeta. Amo você!

Comentários encerrados.

