BANHO DE DESCARREGO

Os escravos africanos, que trouxeram a cultura afro, introduziram o ato de banhar-se com ervas antes de uma cerimônia religiosa afro-brasileira, tornando-se além de um ato litúrgico uma necessidade. Sua importância dentro dos rituais de iniciação na Umbanda e no Candomblé são fundamentais para um bom desempenho nas etapas seguintes e no todo.

 Os banhos de ou com ervas estão incorporados nos nossos costumes e tradições de origem afro-brasileira, assim como em outras religiões e diversas sociedades de natureza esotérica com prática constante e diversificada.

 Sabe-se que os ciganos ministram os primeiros banhos nas crianças ciganas de sua tribo reunindo as jóias de toda a família cigana, visando proporcionar ao recém-nascido sorte, prosperidade e abundância durante toda a sua existência.

 Existem diversas categorias de banho com usos e finalidades definidas. Dos banhos de cura, preparados com ervas especifícas, aos de preparação da noiva para as núpcias.

 Existem os banhos de proteção contra doenças, mau-olhado, infortúnios, inveja, energização e etc.

 O banho de descarrego, limpeza ou de ervas ajudam na limpeza de nossa aura para atrair bons fluidos em situações específicas e tem por finalidade proteger dos males cotidianos, abrir os caminhos financeiros, amorosos, da nossa saúde e para qualquer empreendimento, enfim nos trazem apenas benefícios para nos livrar da influência de força negativa e, restituir o equilibrio entre o corpo e o espírito e entre homens e divindades.

 A finalidade dos banhos de descarrego é purificar e proteger o corpo e o espírito das influências negativas que circundam nosso ser. Eles atuam direto em nós, nos nossos campos (corpo espiritual) e energias, retirando as cargas negativas que costumam grudar nos campos das pessoas como se fossem uma sujeira e aos poucos, se não retiradas, causam principalmente problemas em nossa saúde. É normal afetar também a aura causando desequilibro emocional.

 O banho deve ser feito, de preferência, com as ervas verdes, sem apresentar defeitos. As ervas secas encontradas nas casas de artigos de umbanda não possuem nenhuma qualidade para banhos, seja de que natureza for.

As folhas utilizadas no banho não precisam ser utilizadas diretamente sobre a cabeça, pois o importante é a essência das mesmas.

 Maneira de se fazer BANHO DE DESCARREGO:

 Toma-se primeiramente um banho de higiene, isto é, um banho normal.

 O preparo de um banho é um ritual que deve ser feito com concentração e sempre bons pensamentos. 

O Banho pode ser feito com:

 Ervas maceradas:

 No processo de maceração das folhas é executado da seguinte maneira: maceram-se as folhas com um pouco de água, colocam-se as ervas em uma vasilha espremendo-as até obter a maior quantidade possível do sumo das mesmas, a seguir junte dois litros de água pura.

 Ervas fervidas:

 Coloque1 litrode água para ferver, quando a água estiver fervendo, jogue dentro as ervas. Deixe ferver e abafe a panela. Após uma hora, coe o líquido e depois do banho comum use este banho.

 Modo de usar o banho: jogue o líquido no corpo do pescoço para baixo, sem molhar a cabeça; da seguinte maneira: um pouco na frente – um pouco nas costas – um pouco no ombro esquerdo – um pouco no ombro direito.  Ao jogar o banho, fala-se: “Salve todo o povo da água, que tudo de ruim e toda a energia negativa se dissolvam, escorra pelo ralo e vá para o fundo do mar, proteção para mim meu Deus”.

 Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.

 Depois do banho: Acender uma vela branca para o anjo de guarda, coloca um copo com água ao lado, um pouco de mel ou açúcar no pé da vela, fazer uma oração pedindo a Deus que ilumine seu caminho e proteja você de todo mau.

 É importante desfazer-se dos restos das ervas. Junte as ervas que caíram no chão coloque tudo num saco plástico e despache no lixo fora de casa, na encruzilhada ou água corrente para que a limpeza seja completa.

 Repita o banho durante sete dias seguidos. Dependendo da intensidade da carga pode-se tomar um, dois ou três banhos por semana, ficando a critério da pessoa o número de banhos necessários. As roupas utilizadas após o banho são sempre roupas claras. O horário deve ser noturno, antes de conciliar o sono.

 Sintomas que nos indicam a necessidade de um bom banho, descarrego ou de ervas:

 Para as pessoas que estão carregadas de maus fluídos e influências negativas, sentindo o corpo cansado sem terem feito grandes esforços físicos, mal-estar freqüente, dores na nuca, dores nas costas e nas pernas, bocejando sem sono, nervosismo em excesso, falta de ânimo, falta de iniciativa, instabilidade emocional, tropeços, pequenos azares, pressentindo que outras pessoas se afastam de nós.

 Existem casos especiais em que as próprias entidades (Caboclos, Pretos Velhos e Orixás) indicam outras fórmulas de banhos, expondo, também, sobre o modo como devem ser empregados.

Outros tipos de banhos: descarrego com fundanga (pólvora), rosas brancas, flor de Obaluayê (pipoca), banho de álcool etc.

 ERVAS QUE PODEM SER USADAS

 Espada de São Jorge (7 pedaços), girassol, bambu, Unha de vaca, picão do mato, folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, sabugueiro, funcho, sete sangrias, cravo de defunto, folhas de aroeira, azedinho, gervão roxo, negra-mina, tamarindo (folhas), eucalipto (folhas), cipó Caboclo, Losna, romã (folhas), arnica de horta, erva de São João, laranja (folhas), alecrim do mato, alecrim miúdo, hortelã, poejo (folhas), levante, espada de Iansã (7 pedaços), Guiné, Folha de Manga, Camomila, folha de Café, Manjericão, Alfazema, arruda, erva-doce e erva cidreira nos livram dos males e, ao mesmo tempo, reenergizam.

 Não é necessário usar todas as ervas, o banho poder ser feito também com uma só erva.

Importante também mudar as ervas dos banhos pois cada uma tem a sua propriedade e atuam em cargas diferentes.

 por Raquel Elcain, maio/2011.

47 responses to this post.

  1. Posted by Sídia Dias dos Santos on 25/05/2011 at 14:12

    Minha amada Raquel,me tire uma dúvida,sei que o banho de descarrego tem diversas finalidades,mas qdo não encontramos as ervas que os caboclos nos indicaram,podemos substituir por outras?

    Resposta

    • Quando os caboclos passam as ervas só eles podem substitui-las. Mas um banho de erva sem contra indicação é feito com guiné ou manjericão.

      Resposta

  2. Posted by Fernanda Fernandes on 29/05/2011 at 21:51

    Oi Raquel. Primeiro quero te agradecer por sua atenção na sexta. Pena que cheguei um pouco atrazada e não foi possível cumprimentá-lá como gostaria, por isso receba agora meu carinho…mas falei com a Madalena e ela disse que eu preciso agradar a minha moça, que ela está encabulada, escondida…pediu para eu falar com vc para vc me orientar como posso fazer, assim aguardo sua orientação.

    Resposta

    • Oi Fernanda! Também senti não ter conversado com você. Quanto a orientação sobre a moça bonita, mando uma DM para você ok? Bjs

      Resposta

  3. Posted by cátia on 01/07/2011 at 0:37

    Olha eu aqui de novo!!
    Dona Raquel, queria pedir prá senhora, se acha válido, fazer uma lista para que serve determinada erva/planta..
    A Maria Conga disse que eu poderia fazer o banho que eu quisesse, desde que não ficasse sem tomá-lo, fiz sete de manjericão, comecei outro de manjericão com alecrim, depois pensei… será q essa mistura pode ser feita? posso fazer cada dia de algo ou existe um número mínimo de dias??
    Bjo gde.

    Resposta

    • Oi Cátia, tudo bem? Estou providenciando o texto com a utilização de algumas ervas e também com sua correspondência aos Orixás. Os banhos podem ser tomados todos os dias sem problema nenhum. Não há nada contra manjericão e alecrim. Bjus

      Resposta

  4. Posted by Maria Adriana on 05/07/2011 at 18:43

    Oi Raquel!
    Tenho em casa, bambú, mangueira, pitangueira, arruda, guiné,alecrim, goiabeira. Pode misturar tudo pra banho?
    Obrigada

    Resposta

    • Oi Maria Adriana! Você pode tomar banho de descarrego com todas essas ervas mas não pode misturar todas de uma vez. Pode misturar as folhas de Mangueira, Guiné e Alecrim. De: Pitanga e Alecrim. Goiaba e Guiné. Bambu você usa só. Arruda, Guiné e Alecrim é um ótimo banho. Abraços.

      Resposta

  5. Posted by Fernanda Fernandes on 12/07/2011 at 19:55

    Oi Raquel, td bem? Se for possível, publique alguma coisa sobre as entidades Juremeiras. Quem São? O que fazem? Ouvi falar que pertencem a linha da Cabocla Jurema, mas parecem que são da esquerda. Não tenho certeza. Vc já ouviu falar? Sabe alguma coisa?
    Bjs. Fernanda

    Resposta

  6. Oi Fernanda, tudo bem! Olha não sou “expert” no assunto, mas vou preparar uma matéria sobre as Entidades Juremeiras (o nome vem de uma planta Jurema, da qual retiram um liquido e preparam uma bebida), o que sei sobre o assunto irei postar aqui,ok? Bjus

    Resposta

  7. olá fernanda,sou medium, recebo também a irmã janaina, gostaria que me oriente sobre os banhos quqais ervas para cada caso, comecei a receber a pouco tempo,mais sou muito feliz por essa graça recebida janaina em minha vida só me dar alegrias.Também recebo outras entidades que por sinal são maravilhosas também ex maria ou sete saias e otros.e se possivel me orientar para que faça minhas obrigações..POR FAVOR ME AJUDE E FICO PREOCUPADA POR QIUE FICO SEMI-CONSCIENTE.PEÇO SUA ORIENTAÇÂO,VOU COLOCAR MEU EMAIL VIU.BJO E DESDE JÀ MUITO OBRIGADA,

    ANA DE MACEIO _AL

    Resposta

    • Ana, vou mandar um email para você e assim saber mais detalhes para lhe orientar, dentro do meupequeno entendimento. Há coisas que só nossos pais ou mães de santo podem nós orientar. Meu email é raquelcain@gmail.com – me mande suas duvidas que talvez eu possa lhe auxiliar dentro das possibilidades e minha responsabilidade como mãe de santo. Mas, com certeza, os Guias responsáveis por sua gira poderão ajudar muito mais. Grande abraço. Paz e luz em sua caminhada.

      Resposta

  8. Posted by elisandra on 17/07/2012 at 19:36

    oi eu gostaria de saber qual e meu orixa nasci dia 20 de dezembro de 1982 ,e tbm da minha filha 20/08/2004

    Resposta

  9. Elisandra estou postando um Calendário onde você poderá descobrir seu Orixá de nascimento. Grande abraço, bjos.

    Resposta

  10. Posted by Priscila on 09/08/2012 at 15:12

    Oi querida…A M E I seu blog. Também gostaria muito de saber qual é o meu orixá de nascimento, nasci em 11.10.1984. E do meu filhinho também, ele nasceu dia 27.04.2011. Grata Priscila

    Resposta

    • O Orixá de nascimento seu é Oxossi/Oxum e do seu filho é Xangô/Iansã. São esses Orixás que regiam nestes dias. Grande abraço.

      Resposta

  11. Posted by Re on 01/11/2012 at 23:28

    Poderia me informar seu email,estou precisando entrar em contato com vc!Desde ja obrigado.

    Resposta

  12. Posted by Re on 10/11/2012 at 20:50

    Obrigada!

    Resposta

  13. Posted by Luciano Claudio de Souza on 14/11/2012 at 13:34

    oi dona Raquel,meu nome e luciano.moro em Niteroi.tenho muita vontade de fazer o banho das sete ervas.mas tenho duvidas:quantas vezes tem que tomar o banho e se posso comprar ja pronta na loja e se tem o mesmo efeito.abraços

    Resposta

  14. Luciano, o banho de descarrego de sete ervas pode ser feito uma vez na semana durante 5 semanas. O melhor é você usar erva ao natural. O banho pronto é, no caso de uma necessidade, em viagem ou quando uma entidade nos pede para comprar o banho e ela prepara com fluidos especiais para você fazer uso dele. Procure usar ervas do Orixá correspondente ao seu mês de nascimento ou do dia da semana em que você nasceu. Aqui, no blog você encontra uma relação de ervas dos Orixás, mas se não tiver certeza como agir, mande sua data de nascimento que relaciono as ervas para você. Um abraço.

    Resposta

  15. Posted by andreia on 13/12/2012 at 9:18

    Oi Raquel como vai? Gostaria de saber se existe algum banho para criança?

    Resposta

  16. Posted by nadir martins on 28/12/2012 at 14:13

    Raquelcain,boa tarde.vivia vem com meu marido ate dia 24/12,depois desse dia e so brigas devido a inveja de uma vizinha proxima uma cas da nossa.ela e muito invejosa.eu tenho guine e manjericao no meu quintal o meu marido e eu podemos tomar banho com essa erva.E essa invejosa o que fazemos com ela.o que eu posso fazer para ela nos deixar em paz.ate o meu serviço que era pra sair em janeiro parece que nao vai sair mais depois que o filho dela me viu fazendo teste na fabrica ja chamou nas garotas que estavam comigo e eu nada.preciso desse emprego para pagar minhas contas que estao todas atrasadas por causa dessa dona invejosa.me ajude por favor estou necessitando urgente de ajuda.

    Resposta

    • Oi Nadir, desculpe a demora em responder, estava de férias e me descuidei do Blog. Manjericão é um banho bom para você. Seu marido deve tomar de aroeira, guiné, arruda, folha de café ou manga.No Blog, aqui mesmo, tem uma seção de ervas para banho de descarrego, tem ervas também pela data de nascimento. Escolha 3 ervas que você conheça e faça os banhos. Mas não faça de manjericão, nem rosas brancas para seu marido. Faça a leitura do evangelho ou salmos da bíblia pelo menos uma vez na semana em sua casa, mas faça a leitura em voz alta. Faça defumação na sua casa, acenda vela para o seu anjo de guarda e do seu marido, peça proteção a Jesus para afastar o mau do seu espírito e de sua casa. Mas tudo isso não surtirá efeito se você e seu marido não mudarem a sintonia de vocês, se não direcionarem seu pensamento para o lado positivo. Mudar o modo de pensar e agir, pois o nosso pensamento tem poder. Devemos nos fazer merecedores do que desejamos, isto é, só recebemos aquilo que merecemos. Paz e luz em seu caminho!

      Resposta

  17. Posted by Melissa on 30/12/2012 at 9:25

    Bom dia, durante a realização do banho eu tivi uma recaída e só deixei o meu namorado penetrar uma vez e nao chegamos a fazer nada. isso atrapalha na realização do banho?

    Resposta

    • Melissa, o ato sexual não prejudica ou interfere no banho de descarrego. Pedimos que a pessoa se resguarde de ambientes carregados, não por interferir com o resultado do banho, mas para sua própria proteção. Paz e luz em seu caminho!

      Resposta

  18. Posted by Ramon on 06/01/2013 at 17:52

    gostei muito de sua orientação e dica das ervas que o pai Ogum te proteja te de axe sempre e abençoes nesta caminhada vamos fortalece esta corrente de amor e fé na umbanda.

    Resposta

  19. Posted by Rosirene on 18/01/2013 at 20:04

    Boa Noite Raquel, Nasci no dia 16 de dezembro de 1969, gostaria mt de saber o meu Orixá. Desde já agradeço. Muito Axé pra senhora.

    Resposta

    • Seu Orixá de nascimento é Ogum e Nanã. Mas existe outros Orixás que fazem parte da nossa coroa e se revelam através do jogo de buzios ou em uma gira de desenvolvimento. Ogum é o Orixá guerreiro, dono dos metais, vencedor das demandas, aquele que abre nossos caminhos. Nanã é a senhora da criação, a encarregada da nossa passagem quando do retorno ao mundo espiritual. Espero ter ajudado. Paz e luz em seu caminho.

      Resposta

  20. Posted by Ana maria on 21/01/2013 at 17:55

    Boa tarde,gostaria de receber orientaçao ,minha vida esta toda amarrada,desempregada,endividada,e sentindo ,tonturas nauseas,um peso enorme no meu corpo.o Que faço ??por favor me oriente.

    Resposta

    • Oi Ana Maria, tome banho de descarrego e firme vela 7 dias para clarear seu anjo, pedindo proteção e firmeza para ele, que possa afastar todos os maus e influência ruim de sua matéria e do seu caminho. Acredito que um bom banho para você seria com folhas de guiné, arruda, manga e folha de café. Aqui no blog você pode ver algumas ervas para banho e entender como firmar a vela para o anjo de guarda. Faça defumação na sua casa, leia o evangelho no seu lar (uma vez na semana) isso ajuda e muito. Agradeça a Deus sua vida ao deitar e levantar, agradecer é uma forma de receber bem tudo que nos acontece, mesmo as coisas ruins, servem para nosso crescimento. Os banhos seria bom fazer uma série de 7 banhos seguidos. Espero ter ajudado. Paz e luz em seu caminho!

      Resposta

  21. Posted by Débora on 23/01/2013 at 22:32

    Oi Raquel, tudo bem?

    Estou sentindo minha vida travada, parada, sem perspectiva para a frente e no ambiente em que vivo, sinto as energias péssimas. Tenho tido sonhos ruins. Um deles é que uma cartomante que eu NÃO conheço, chegava para mim sem eu pedir nada, e dizia para eu tomar cuidado com a rasteira. Tenho um pé de jurema aqui em casa, posso tomar um banho? Qual o melhor dia e em que área específica a jurema ajudaria?

    Obrigada!

    Resposta

    • Oi Débora, tudo bem? Acho que seu sonho com a cartomante não foi ruim pois ela te avisa para se cuidar. Tome banho de descarrego e firme vela 7 dias para clarear seu anjo, pedindo proteção e firmeza para ele, que possa afastar todos os maus e influência ruim de sua matéria e do seu caminho. A Jurema serve para limpar os miasmas causadores de doenças espirituais. Acredito que um bom banho para você seria com folhas de guiné, arruda, folha de lima, rosas brancas, hortelã. Aqui no blog você pode ver algumas ervas para banho e entender como firmar a vela para o anjo de guarda. Faça defumação na sua casa, leia o evangelho no seu lar (uma vez na semana) isso ajuda e muito. Os banhos seria bom fazer uma série de 7 banhos seguidos. Espero ter ajudado. Paz e luz em seu caminho!

      Resposta

  22. Posted by nadir araujo on 25/01/2013 at 15:43

    boa tarde raquelcaim,estou com o mesmo problema da ana maria muito indentico.posso tomar o mesmo banho quer dizer fazer.aguardo resposta.

    Resposta

  23. Oi Nadir, tudo bem? Aqui, no blog, existe uma lista com várias ervas para banho. Escolha umas 3 que você conheça e faça o banho. O bom é começar com uma série de 7 banhos seguidos. Procure defumar sua casa e acender vel 7 dias para seu anjo de guarda. Mas nada disso tem resultado se o nosso pensamento não for positivo e nossas ações não forem corretas. Paz e luz em seu caminho.

    Resposta

  24. Posted by Karla on 06/02/2013 at 17:15

    Nossa vou fazer esse banho

    Resposta

  25. Seu Orixá de nascimento é Iansã-Exu do seu marido é Oxum e Oxossi. Procure fazer uma oferenda com frutas para esses Orixás e banho de limpeza com as ervas dos Orixás. No blog tem uma tabela com frutas e ervas dos Orixás, você pode escolher algumas ervas para o banho e frutas para oferenda em agradecimento ou pedido de ajuda. Coloque sempre velas para o anjo de guarda, mas lembre-se: os Orixás ajudam mas não fazem milagres, tudo o que recebemos depende do nossos esforços e merecimento. Luz e paz sempre!

    Resposta

  26. Posted by Maria das Graças on 16/02/2013 at 12:20

    Primeiro parabéns pelo Blog é muito interessante e esclarecedor e quero lhe informar que tomei a liberdade de mandei-lhe um email com breve historia de minha vida para saber se poderá me aconselhar- bjus e boa sorte com seu Blog que você continue sendo esta luz pra muitos!

    Resposta

  27. Posted by D on 26/05/2013 at 22:32

    Oi Raquel, tudo bem?
    Foi-me indicado um banho com essência de arruda, rosa vermelha e guiné. Não consegui achar o óleo essencial de guiné e comprei a folha. Elas estavam secas, mas nem tanto, e tinham um cheiro PÉSSIMO. Guiné é assim mal cheirosa mesmo?
    abs

    Resposta

    • Olá tudo bem? Não, guiné tem um cheiro forte mas não é mau cheirosa, eu gosto do cheiro da guiné, tem um cheiro característico assim como a arruda. Não sei seu sexo nem a data de nascimento, então não posso opinar sobre o banho estar correto ou não. Paz e luz em seu caminho!

      Resposta

  28. Posted by Mariza on 25/03/2014 at 11:20

    Muito boa orientação !Parabéns,!

    Resposta

  29. Posted by JACILUCIA BRASILEIRO DA SILVA CARDOSO on 11/07/2014 at 23:03

    Boa noite, meu primeiro contato com seu site esta sendo maravilhoso, pois a muito tempo procuro por isso.
    Obrigada pelo carinho e atenção em nos fornecer essas informações

    Resposta

  30. Posted by Linda mara e sergio e familia on 01/08/2014 at 23:12

    Nós amamos e vamos fazer,estamos precisando,sabemo que é muito bom. É otimo! Obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 215 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: